Apogen
Nota de pesar

A APOGEN – Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares comunica, com enorme pesar, que o seu fundador e antigo presidente da direção Dr. Jorge Ruas da Silva faleceu dia 9 de julho, aos 83 anos, vítima de doença prolongada.
O Dr. Jorge Ruas da Silva foi membro da direção da APOGEN entre 2003-2005 e presidente no biénio 2006-2007. Numa altura em que os medicamentos genéricos tinham pouca expressão a direção presidida pelo Dr. Jorge Ruas da Silva trabalhou de forma empenhada no sentido de promover a investigação, o desenvolvimento e o conhecimento dos medicamentos genéricos garantindo mais acesso dos portugueses ao medicamento e a consequente sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde, do qual era acérrimo defensor.
Licenciado em medicina pela Universidade de Lisboa e especialista em pneumologia, o Dr. Jorge Ruas da Silva deu também um enorme contributo para a investigação e desenvolvimento na sua área de especialidade médica. Em 1980, fundou o Grupo Tecnimede, ao qual se manteve ligado até hoje. Enquanto empresário foi um dos principais promotores de I&D em saúde, assim como da valorização e internacionalização da indústria farmacêutica portuguesa.
A atual direção da APOGEN destaca o legado do Dr. Jorge Ruas da Silva na afirmação dos medicamentos genéricos junto de utentes, médicos e farmacêuticos, no crescimento da utilização destas soluções terapêuticas e no desenvolvimento de campanhas de literacia nos mercados ambulatório e hospitalar, em conjunto com a Tutela. Para a associação, o Dr. Jorge Ruas da Silva é um nome incontornável no sector farmacêutico nacional que muito contribuiu para a divulgação dos benefícios dos medicamentos genéricos, enquanto terapêuticas mais custo-efetivas, e do seu sector, bem como para potenciar o maior acesso da sociedade portuguesa à saúde.
Neste doloroso momento, perdura a certeza de que o legado do Dr. Jorge Ruas da Silva jamais se extinguirá com a sua partida.
É com consternação que a APOGEN, em seu nome e dos seus associados, endereça as mais sentidas condolências à família, amigos e conhecidos do Dr. Jorge Ruas da Silva, assim como aos colaboradores do Grupo Tecnimede, na certeza de que a memória do antigo presidente jamais será esquecida na estrutura desta associação.